sábado, 2 de junho de 2007

Cara, cadê minha Pátria?

Por Luemano Zangief

Irish Drinking Songs, Vodka Russa, filmes de Hollywood, chá das 5:00, Kilts, croissants... Todos os países parecem ter suas “pequenas preciosidades” que guardam com carinho. E no Brasil? Cerveja? Já tem em todo lugar. Mulatas? Também. Samba? Só forçando muito a barra para apelar para um estilo musical! É sério o assunto de que estou tratando! Porque, apesar de ser o país da miscigenação de raças e da festa cultural, nós não temos uma coisa NOSSA. Não temos sentimento de pátria! “Pátria amada Brasil”? Onde?
O que fica famoso por ser nosso não é nem o jeitão irreverente (o que já não é uma coisa muito boa) porque os americanos ainda têm disso também, mas o principal é o famoso “jeitinho” brasileiro. Nós somos famosos pela nossa sacanagem!
“You can never beat the Irish” música cantada no pubs irlandeses, “Freedom”, a famosa frase do William Wallace com os escoceses, a Revolta dos Colonos ingleses na América, formando os EUA... Quantos exemplos temos de amor a uma causa, a um orgulho! Enquanto isso, no Brasil, a Monarquia deu o lugar de presente à República.
Esse que é meu problema com o Brasil, aliás, com as PESSOAS em geral! Há de se ter algo com que se identificar, pelo que bradar, mas não, todos parecem viver ao sabor das ondas da vida!
Muitos crêem em Deus para que se passe a fazer algum sentido esta vida. Mas porque haveríamos de deixar esse trabalho para outro? Criemos NÓS o motivo de se viver!

Nenhum comentário: