quarta-feira, 6 de junho de 2007

Parei de ler!

Por Luemano Zangief

Quem sabe que o Louis, eu, farei Letras, deve achar cômica tal afirmação! Mas é uma verdade... Para não dizer que foi um total abandono, ainda leio os livros didáticos... Química, Física, Biologia... São os que mais leio, por total obrigação, mas nem por isso me trazem desprazer tão grande. O que PEGA é literatura arcaica brasileira (ops, quase me descuidei! Pelo menos arcaico não é árcade). Esse ensino VELHO, putrefato, inflexível da "Nossa Língua Portuguesa".
Porque evoluímos tanto em linguística nas escolas, já se debate o uso do internetês, se comenta o uso de vários dialetos e vários registros e em literatura ainda se fala de textos pre-históricos? Porque não lemos Millôr, por exemplo? Somos forçados a pegar literaturas pesadas, em linguagem rebuscadíssima só para o professor dizer "essa linguagem que é rebuscada hoje, naquele tempo era coloquial"... Ler sobre fatos cotidianos "e João comeu sua namorada" para dizer "naquele tempo falar sobre essas coisas era um escândalo" e no final o professor fala: "a Literatura serve para vermos o ser humano e o quanto ele não mudou". NAO MUDOU? What the fuck!
Pior de tudo é então prova de interpretação sendo que você não tem direito de interpretar, mas sim o de decorar o que ALGUÉM já interpretou por você! Até matemática, até física podem ter um gabarito mais flexível que Interpretação, porque, em discursiva se você fizer um raciocínio certo mas errar alguma besteira você ainda ganha alguns pontos nessas de exatas... Em Interpretação NAO! E se alguma questão de Matemática ou Física for anulada, você ganhou um certo de graça... Em Interpretação NAO existe questão anulada! (vocês já viram?)

Enfim... Escrevo sem intuitos estilísticos (porque estilismo é coisa de viado) e às vezes me escapam uns internetês, os quais evito por motivos de universalizar minha mensagem. Meu estilo literário tem 100% de seu objetivo na crítica e análise do nosso mundo, nunca na quebra de padrões! Quebrem por vocês mesmos, mas entendam o PORQUÊ!
Peace out!

Nenhum comentário: